top of page

Vale Eficiência

Mais de 1 milhão de portugueses podem pedir 3 vales de 1300 euros mais iva, cada um para fazer obras de eficiência energética em casa. Este vale já foi oferecido às famílias vulneráveis em 2021, mas poucos pediram e tiveram dificuldade a encontrar empresas que os aceitassem muitos ainda estão por usar. Com a chuva de milhões do PPR há agora mais cerca de 120 milhões de euros, para destituir em vales eficiência. O fundo ambiental espera entregar 80 mil vales.


Onde se pode utilizar os vales de eficiência?

Na substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, ar condicionado com bomba de calor, aquecimento de águas com painéis solar e caldeiras a biomassa entre outros equipamentos.


Quem é que tem direito a este Vale Eficiência?

O principal critério para ter direito ao apoio do Vale Eficiência é ter tarifa social de energia. Basta verificar na fatura de eletricidade ou gás se é beneficiário deste apoio social, se assim for deve aparecer na fatura do fornecedor de eletricidade ou gás desconto social, tarifa social ou algo similar, e se assim for, terá direito ao vale de eficiência.


Também pode pedir o Vale Eficiência quem tem:

  • Complemento solidário para idosos

  • Rendimento Social de Inserção

  • Pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez

  • Complemento da prestação social para a inclusão

  • Pensão social de velhice

  • Subsídio social de desemprego

O registo e o preenchimento do formulário devem de ser realizados na página do fundo ambiental entre as datas 20 de novembro de 2023 e 31 de outubro de 2024. A candidatura é complicada para quem não percebe de computadores, mas algumas juntas vão ajudar em quem precisar. É necessário ter o cartão de cidadão, a fatura com a referida tarifa social e a caderneta predial. Se for arrendatário ou usufrutuário tem de ter também um documento de autorização do proprietário, assinado pelo senhorio ou proprietário da casa.

A grande novidade é que pode pedir 3 vales em vez de 1, houve pessoas que na primeira fase receberam o vale da eficiência, mas até hoje não encontraram nenhuma empresa que aceita o vale para fazer os obras ou para substituir as janelas ou para instalar equipamentos, essas pessoas podem se candidatar na mesma, e se ainda estiver em vigor podem utilizar o vale. Os beneficiados não têm de adiantar dinheiro, nem até mesmo pagar alguma coisa.

Outro problema na primeira fase foi que as empresas pediam orçamentos muito elevados com medo de que o estado não pagasse, desta vez o fundo ambiental pagar antecipadamente 20% as empresas.

Outra novidade deste programa é o surgimento do facilitador técnico que pode pedir orçamentos e tratar tudo até ao final, mas também pode tratar disso pessoalmente junto da empresa que entender. Facilitador técnico que recebe 50 euros por cada negócio fechado.

Os portugueses na primeira semana já efetuaram 12.000 candidaturas do vale de eficiência.

8 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page