A presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula Von der Leyen, a 25 de janeiro, lançou o diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura, um novo fórum mandatado para definir uma visão partilhada para o futuro do sistema agrícola e alimentar da UE.
Este diálogo estratégico foi anunciado por Ursula Von der Leyen no seu discurso sobre o estado da União de 2023 e vai abordar as oportunidades e os desafios suscitados pelos participantes no diálogo, tais como um nível de vida equitativo para os agricultores e as comunidades rurais, apoiando a agricultura e seus ecossistemas com a exploração de enormes oportunidades oferecidas pelo conhecimento e pela inovação tecnológica e promovendo um futuro próspero para o sistema alimentar da UE num mundo competitivo.
A presidente da CE afirmou: “Chegou o momento de forjar um novo consenso sobre a alimentação e a agricultura entre os agricultores, as comunidades rurais e todos os outros intervenientes rurais bem como todos os stakeholders na cadeia agroalimentar da UE.
Os agricultores e a indústria alimentar da UE fornecem aos cidadãos alimentos saudáveis de elevada qualidade e dão um contributo central para a economia, em especial nas zonas rurais. Estão também a fazer um enorme esforço para contribuir para as transições ecológica e digital coletivas. Mas, ao mesmo tempo, são confrontados com uma vasta gama de desafios, que vão desde as alterações climáticas à inflação e aos impactos voláteis no mercado. Com este diálogo estratégico, estamos a criar um fórum para apresentar uma visão clara para o futuro, em benefício de todos”.
Este discurso ganha ainda mais relevância depois de agricultores de 16 países da Europa terem saído à rua para reivindicar os seus direitos e mais apoios.
Comments